Donos de pequenos negócios devem conhecer bem o perfil do seu potencial cliente
O início de um novo ano é um bom momento para se planejar e construir estratégias que podem fazer a diferença no sucesso do seu negócio. A prospecção de novos clientes, por exemplo, deve fazer parte da rotina da empresa e, se bem planejada, é capaz de gerar resultados positivos ao longo do ano.
Os donos de pequenos negócios devem ficar atentos às oportunidades de vendas que aparecem no começo do ano e aproveitá-las para fidelizar novos clientes. Para isso, o empreendedor deve se manter atualizado sobre o mercado em que atua e não deixar de acompanhar as tendências. Também é importante conhecer bem o perfil do seu consumidor para atrair o público certo para o negócio.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) listou cinco dicas para ajudá-lo a encontrar mais pessoas interessadas em adquirir seus produtos e serviços.
Aproveite o clima de renovação
O começo do ano traz um espírito de renovação, com muitas pessoas estabelecendo metas e propondo mudanças de hábitos e comportamentos. Mostre os benefícios dos seus produtos ou serviços que são voltados para a melhoria da vida das pessoas, principalmente em segmentos como educação, academia e alimentação. Na hora de se comunicar com seu potencial cliente, estabeleça uma ligação entre o propósito do seu produto ou serviço e os desejos dele.
Mantenha a saúde do seu caixa
Essa parte do ano costuma ser de muitas obrigações financeiras para os consumidores (IPVA, IPTU, escola dos filhos etc.). É preciso se preparar para negociar preços e dar descontos que ajudem a girar o seu estoque mais rápido. Além disso, sempre que possível, faça compras com prazo maior para ter mais tempo para a venda e priorize o giro de caixa. Tenha em mente que o importante é manter a saúde do seu caixa.
Monte um calendário anual e fique atento às datas comemorativas
O planejamento é fundamental para qualquer negócio. Se você ainda não montou um calendário de ações para o ano, faça pelo menos uma previsão para os próximos seis meses. A ideia é prever as principais ações, em especial as datas comemorativas relevantes para o seu negócio. No segmento do comércio, geralmente há uma leve queda no movimento próximo a grandes feriados. Nesse contexto particular, as ações devem ser voltadas para aqueles que não vão viajar para os destinos turísticos mais procurados.
Tenha presença digital
A internet faz parte de qualquer estratégia para alcançar clientes, mesmo para quem tem apenas um ponto comercial físico. É preciso escolher quais canais serão utilizados para promover o seu negócio e pensar em conteúdos atrativos, por meio de um blog, e-mail marketing e até mesmo aplicativos de mensagens, como WhatsApp. Existem diversas ferramentas disponíveis no meio digital e muitas delas são gratuitas.
Conheça bem o seu potencial cliente e estruture um bom relacionamento
Para atrair novos clientes, é imprescindível conhecer bem o seu público-alvo. Elabore a sua persona (representação fictícia do cliente ideal do negócio, a partir de dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes) e acompanhe as novidades da concorrência para ter uma comunicação mais efetiva com quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço. Não se esqueça de que ter uma boa comunicação e relacionamento com seus clientes gera mais confiança, aumentando a credibilidade do seu empreendimento e as chances de fazer novos negócios. Para estruturar um bom relacionamento com seu público-alvo, você pode usar ferramentas de automatização de contato com o cliente, conhecidas como Customer Relationship Management (CRM). Também pode realizar pesquisas dentro da empresa ou na internet para captar informações que ajudem a atrair o potencial consumidor para o seu negócio.
Fonte: Varejo SA