Natal deve movimentar R$ 368 milhões no comércio de Porto Alegre

O Natal deverá injetar R$ 368 milhões no comércio de Porto Alegre, uma queda de R$ 90 milhões em relação ao ano passado, segundo levantamento do Sindilojas Porto Alegre. A média de presentes comprados por pessoa, no entanto, deverá ser a mesma indicada em 2019, de 4,4 itens. Mas mais da metade dos consumidores, 57%, pretende reduzir o gasto total com as compras, que desta vez terão ticket médio de aproximadamente R$ 133,00, R$ 31,00 a menos que o gasto por produto estipulado na pesquisa passada.

Roupas, brinquedos, calçados e artigos de perfumaria devem ser os itens mais procurados nas lojas, seguidos de panetone e produtos de bazar/artesanato, que devem ter aumento de procura desta vez em relação ao Natal de 2019. Os entrevistados responderam, ainda, qual fator ajuda na escolha dos presentes. Curiosamente, mesmo que em um ano de crescimento do uso de canais digitais, as vitrines físicas (34,6%) seguem no número 1 das respostas. No entanto, quando somadas as alternativas relacionadas à internet, como pesquisas pela internet (32,3%) propagandas na internet (14,6%), redes sociais e WhatsApp (10,3%), o digital ganha mais força, representando a maior influência para 57,2% das pessoas. A pergunta de múltipla escolha também revelou que praticamente um terço das pessoas (30,9%) se certifica com os presenteados o que desejam ganhar.

A respeito da forma de pagamento, a pesquisa revelou que a intenção de pagar à vista diminuiu em relação a 2019, representando a escolha de 69,7% dos consumidores. No ano passado, essa foi a intenção de 82,1% dos respondentes. Agora, essas pessoas dividirão o pagamento entre dinheiro (55,4%), débito no cartão (13,4%) e à vista no cheque (0,9%). A preferência por compras parceladas, em contrapartida, cresceu de 37,2% em 2019 para 48,4% este ano.

Lojas de rua devem receber o maior número de consumidores, seguidas de lojas de shopping e e-commerce – com crescimento significativo das intenções de compra deste ano: de 9,7% para 26,3%. No ambiente online, os sites das lojas devem ser os canais de mais resultados no setor, já que 68,5% das pessoas pretendem acessá-los para comprar. O comércio local deve ser priorizado por 69,4% dos porto-alegrenses.

Fonte: Jornal do Comércio