Para gerir uma empresa de sucesso, o mercado exige do líder, cada vez mais, qualidades e habilidades que vão além da cobrança por resultados. Criar um ambiente saudável para todos, saber lidar com as crises que, inevitavelmente, vão acontecer e conseguir unir o time, são apenas algumas das capacidades que um bom líder precisa ter.
“É preciso que os funcionários enxerguem o líder como um companheiro, um colega de equipe, um amigo que se preocupa com todo o time. Um gestor que está ali facilitando o seu trabalho”, explica Caio Cunha, presidente da WSI Brasil, consultoria de marketing digital.
Um bom gestor precisa desenvolver algumas habilidades, como saber ouvir e assimilar o que lhe passado, olhar ao seu redor para entender todo o ambiente e perceber como esses aspectos têm influenciado a sua equipe dentro e fora do trabalho.
Um líder também não pode, claro, deixar de participar de cursos, workshops, palestras e estar atento ao mercado para, junto com o lado humano, conseguir extrair todo o potencial de sua equipe.
Para entender as habilidades que um líder precisa para realizar uma boa gestão, a Revista Varejo S.A. conversou com Caio Cunha. Confira!
O que é ser um líder?
Ser um líder é unir o time em prol de um objetivo comum, de maneira que todos sejam participativos. O líder não deve pensar apenas no resultado. É claro que o objetivo é importante, mas ele precisa olhar como sua equipe está contribuindo para o benefício comum.
Um líder precisa ter habilidades que vão além da cobrança de resultados. Isso porque, cada vez mais, o mercado exige que ele tenha a capacidade de conduzir uma empresa, um setor ou uma equipe de forma que o ambiente de trabalho seja organizado e agradável para os colaboradores. O bem-estar de todos e as boas relações interpessoais motivam os funcionários, gerando, assim, resultados positivos para todos os departamentos. Uma das primeiras características para uma boa gestão de negócios é a valorização da equipe.
Quais as principais habilidades que um líder precisa ter?
São várias habilidades: é preciso saber escutar e ouvir o que está sendo dito pelos demais, não só ouvir soluções apresentadas, mas também ouvir seus colaboradores em momentos difíceis. Toda equipe tem momentos positivos e negativos. O líder precisa saber ouvir para que possa entender até onde sua equipe pode contribuir com o objetivo comum.
Ainda que o gestor faça cursos, participe de workshops e palestras e leia diversos livros sobre gestão de negócios, é preciso adotar algumas práticas que garantam mais produtividade e consequentemente mais resultados. Em termos gerais, essas práticas separam o bom gestor do chefe que só exige de seus funcionários e que não impacta positivamente o dia a dia da empresa.
Um bom líder entende o fluxo do setor, o desempenho da equipe, as vontades, os desejos e os medos dos seus colaboradores para incentivá-los a fazer um trabalho melhor. Ele é visto como um amigo que se preocupa e não apenas como uma pessoa importante. É preciso olhar para a equipe e o objetivo em comum. Além disso, é necessário olhar para os fatores que influenciam ao redor, ter uma boa comunicação equilibrada para que todos queiram ouvi-lo e saber transmitir e não se exaltar e se desesperar.
Quais as qualidades um líder deve desenvolver?
As habilidades e qualidades são bem parecidas: além de se preocupar e conhecer profundamente sua equipe, as pessoas, é importante que um líder saiba ouvir seus colaboradores. Deve ser atencioso e guiá-los para o melhor caminho e que entendam a importância de ouvir, ou seja, devem aprender com o líder a superar as dificuldades.
É importante ainda que o líder tenha informações completas sobre a concorrência e o público-alvo e saiba quem são os clientes em potencial e como eles se comportam. Isso ajuda a entender qual caminho a empresa deve tomar para que o produto ou serviço tenha um diferencial e se destaque no mercado. Portanto, atualização e capacidade de inovação também são qualidades necessárias de um bom líder.
O que um bom líder NÃO deve fazer?
O bom líder não deve procurar culpados, ele deve estimular a experiência de sua equipe, e uma boa equipe também comete erros. Errar é uma das melhores maneiras de aprender.
Não se deve ser aquele “líder” que não enxerga as pessoas e sua equipe, que olha apenas para os resultados. O bom líder precisa ser visto como um amigo, um colega do time, não apenas como um ser superior ou uma pessoa importante dentro da empresa.
É fundamental para um bom líder ter capacidade de trabalhar em equipe. Como já foi colocado, não existe um líder ou gestor sem equipe. Portanto, essa capacidade é fundamental no papel do líder, até mesmo para evitar as consequências negativas.
Qual a melhor maneira para um líder gerir problemas pensando em todo o contexto econômico e social da empresa?
Problemas são suscetíveis de acontecer em qualquer equipe ou empresa, o importante é que o líder saiba como se posicionar, ou seja, o que faz a diferença é a postura e forma com que o líder trabalha com os envolvidos. Uma boa comunicação é fundamental, bem como saber motivar para tirar do problema forças a fim de buscar soluções efetivas.
O líder é antes de tudo um gerenciador de crises, que precisa ter maturidade e expertise para lidar com diferentes tipos de crise, da melhor forma possível, sejam elas técnicas, de relacionamento ou econômicas. O líder tem que olhar não só para a situação da empresa, seus objetivos e dificuldades, mas também o contexto social e econômico e como os funcionários estão inseridos. Tentar trazer, em um momento de dificuldade, um ambiente pacífico e de equilíbrio para todos os empregados.
É preciso saber ouvir, entender uma opinião diferente e saber respeitar. Para ter sucesso, uma equipe profissional deve saber respeitar as diferenças, olhando para elas como uma oportunidade de aprendizado e crescimento.
Como os funcionários enxergam um bom líder?
Como um companheiro, um colega de equipe, um amigo que se preocupa com o time todo. Um gestor que está ali como um facilitador do seu trabalho. Alguém que está ajudando não só a atingir os objetivos da empresa, mas também que eles enxerguem nesse líder uma oportunidade para aprender e crescer com ele.
O líder que vai escutá-los, orientá-los e guiá-los em busca do resultado desejado. É o líder amigo que faz com que os funcionários se sintam valorizados e que estão ganhando e crescendo com esse líder. Um funcionário quando se sente seguro com um líder vai responder sempre de forma muito positiva. Líder que escuta faz com seu funcionário entenda seu próprio valor e vai querer retribuir com seu líder. Com isso, todos ganham: empresa, líder e colaboradores.
Quais as dicas para realizar uma boa liderança?
Primeiro, aprenda a ouvir. Segundo, saiba olhar ao redor. Olhe para tudo, sobretudo para a sua equipe. Três, entenda como os aspectos – econômicos e sociais – podem estar influenciando sua equipe fora do trabalho. Aprenda a escutar isso, pois pode ser um fator que impacta o desempenho de seu time.
Outra forma de realizar uma boa liderança é ser participativo, estar envolvido com eles no trabalho, ser também um membro da equipe, não somente um líder em um pedestal olhando sua equipe de cima. Ou seja, arregace as mangas, seja parte da equipe, pois assim eles irão se sentir igual a você.
A capacidade de trabalhar em equipe é fundamental, como já foi colocado aqui em outras perguntas. É preciso ter muito equilíbrio emocional, visão estratégica, capacidade de motivação e muito conhecimento técnico da área na qual desempenha seu papel de líder.
Fonte: Varejo SA