Não é de hoje que o brasileiro vem usando cada vez menos o dinheiro em espécie. As compras com cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceram mais de 33% em 2021, segundo balanço da ABECS – Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços. Ainda de acordo com o relatório, o pagamento sem contato cresceu 384,6% no ano passado, somando R$ 198,9 bilhões em compras. A estimativa é que até o fim de 2022 cerca de metade das transações presenciais seja feita por aproximação.
O meio de pagamento segue, portanto, importantíssimo para os comércios, sejam presenciais, sejam eletrônicos. De olho nisso, os atores do setor têm investido, cada vez mais, em tecnologia e inovação. A Stone desenvolveu um aplicativo que transforma o celular do varejista em maquininha de cartão. Para a empresa, o app TapTon aumentará os resultados para os lojistas e garantirá mais facilidade para os clientes.
“Antes, era necessário carregar várias coisas para poder fazer as transações; hoje, apenas o seu celular e um carregador já é mais do que suficiente. Além disso, tem a questão da higiene, em uma época ainda afetada pela pandemia, e da rapidez do processo. Isso, com certeza, é o futuro”, afirma Augusto Lins, presidente da Stone, empresa idealizadora do TapTon.
O TapTon é uma funcionalidade dentro do aplicativo para celulares ‘Ton’ que aceita compras com cartão de crédito ou débito e de carteiras digitais. É o processo de pagamento dentro do smartphone.
“Pensamos no celular porque reparamos que nem todo empreendedor começando um negócio tinha dinheiro para comprar uma maquininha, então buscamos desenvolver o conceito de Tap To Phone, ou seja, aproximação ao celular, criando uma jornada de compra simples e eficiente para todos. Agora, será possível para o usuário andar apenas com um celular e um carregador, facilitando a vida de todos”, explica o presidente.
Hoje, o TapTon só está disponível para aparelhos smartphones com sistema operacional Android. Segundo Augusto Lins, em breve a tecnologia também estará disponível para os outros celulares.
“Mesmo com essa limitação, nós já contamos com milhares de clientes. Mas vamos trazer isso para todos os sistemas, para aumentar o nosso resultado e as facilidades para os vendedores. O nosso objetivo sempre foi facilitar a vida das pessoas”, garante o presidente da Stone.
O uso do TapTon é muito simples: basta baixar o aplicativo no celular e criar uma conta como vendedor. Após ser aprovado, o varejista já está elegível para a venda. O dinheiro das vendas cai direto na conta criada junto à Stone, mas pode se transferido para outras contas. Outra opção é usar um cartão pré-pago com a bandeira Mastercard. Os comprovantes de vendas são enviados via SMS, Whatsapp e e-mail , no máximo, 24 horas após as transações. O produto financeiro recebe compras de 4 bandeiras, Alelo, American Express, Mastercard e Visa.
Fonte: Varejo SA