Aqueles que buscam por um empréstimo ou já precisaram pedir uma ajudinha desse tipo certamente já ouviram falar sobre score de crédito. É fácil saber o quão importante ele é nesses casos, mas entender o que ele significa e como pode influenciar na nossa situação financeira não é uma tarefa tão simples.
Por isso, separamos 6 informações que você precisa saber sobre esse tema! Olha só:
1 – O que é score de crédito?
Como o próprio nome – em inglês – já diz, ele é uma pontuação usada pelas instituições financeiras para definir o perfil dos consumidores antes de fornecer qualquer tipo de crédito. Os pontos do score variam de 0 a 1000 e são calculados a partir da análise de alguns itens, como: restrições no SPC e Serasa, idade, renda e estado civil.
2 – Quando vou precisar do score de crédito?
O score de crédito é consultado pelas instituições financeiras antes de liberar um empréstimo ou financiamento. Afinal, quem quer correr o risco de emprestar dinheiro para alguém que provavelmente não vai conseguir pagar?
Então, se você não tem uma pontuação atrativa, dificilmente conseguirá a liberação do crédito. E mais: quando consegue, provavelmente terá de pagar caro por isso, já que o risco de não quitar a dívida é grande, por isso as taxas de juros cobradas serão mais altas.
3 – Quero consultar o meu score
Atualmente, muitos sites possibilitam a consulta de score, como o Serasa Consumidor e o consultor do Boa Vista SCPC. Eles exigem um cadastro e, com base em seus dados pessoais, analisam o pagamento de contas em dia, o histórico de dívidas vencidas negativadas, a frequência de busca por crédito no mercado e os dados cadastrais atualizados.
Outros portais também oferecem o serviço, mas cobram por isso, então fique atento! É legal conhecer esse dado para entender por que está difícil conseguir um empréstimo e também monitorar eventuais pendências. Se o seu score caiu sem motivo aparente, pode ser que você tenha se esquecido de pagar alguma dívida.
4 – Como aumentar o score?
O score não é uma nota fixa e, por isso, algumas ações podem melhorá-lo. Quitar dívidas, pagar contas em dia, comprovar renda e atualizar seus dados no Serasa ajudam a aumentar essa avaliação.
Mas é muito importante tomar essas medidas antes de procurar um empréstimo, já que o score não muda instantaneamente – é preciso contar com o tempinho de transição.
5 – Então o score não muda em “tempo real”?
Mesmo quem arrumou o orçamento familiar e se livrou das pendências vai demorar um pouco para ter uma pontuação melhor. Isso acontece porque ela não é apenas uma foto do momento do consumidor, mas também um registro do histórico de pontualidade. Além de sair da inadimplência, você precisa permanecer com as contas em dia!
6 – Score alto é sinônimo de análise de crédito positiva?
Um score alto aumenta as chances de conseguir empréstimos e financiamentos, mas ele não é o único fator que é levado em consideração. Cada instituição financeira usa outros critérios próprios – com a mesma pontuação, você pode conseguir empréstimo em uma instituição, mas ser recusado em outra.
Preocupar-se com o seu score de crédito é preocupar-se com a imagem com que você é visto pelas instituições financeiras. Por isso, é ideal sempre se atentar ao seu orçamento e à pontualidade dos pagamentos!
Fonte: www.justonline.com.br