As vendas para o Dia das Mães no varejo gaúcho registraram 56% de queda comparado com o normal comercializado neste período. De acordo com levantamento da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), realizado entre sexta e domingo com empresários de diferentes regiões, o ticket médio das vendas foi de até R$ 50 para 31,6%, entre R$ 50 e R$ 100 para 26,3% e mais de R$ 200 para 21,9%.
O presidente da AGV, Sergio Galbinski, explica que as pessoas estão com menor poder aquisitivo, o que justifica a queda já esperada pela entidade. “O índice de queda foi apontado na pesquisa anterior que fizemos, onde a maioria dos empreendedores já estava esperando vender pouco. A economia toda parou, muitos consumidores são profissionais liberais e o contexto mudou. Acreditamos numa retomada gradual mas somos todos conscientes que teremos que conviver por um longo período com este vírus e com as mudanças que ele acarreta, em diferentes sentidos e segmentos”, explica.
Quando questionados sobre os meios usados para relacionamento com o cliente, a maioria dos empresários (69,3%) está atuando no WhatsApp, seguido por loja física (60,5%), Instagram e Facebook (ambos com 57%). Ligações estão sendo outra opção para 33,3% dos lojistas. Em decorrência das exigências impostas pela Covid-19, 36,8% das lojas estão abertas com restrições, 33% está fechada e 28,1% operando apenas com tele-entrega.Galbinski reforça que a opção do distanciamento controlado anunciado pelo governo do Estado possibilita uma maior previsibilidade aos empresários. “Conforme a alteração dos índices, já poderemos projetar a semana seguinte, com a troca ou não de bandeiras e as restrições que cada uma traz”, diz.
Fonte: Jornal do Comércio